O vilão da Gestão Empresarial

Por Gabriel Fiori
Sócio Fundador da SOWER PARTNERS
Publicado em 11 de Novembro de 2017

Muito se fala nos dias atuais de melhorar a eficiência das organizações por meio da melhoria nos processos. Mas o que isso quer dizer na prática?

Em resumo, gerenciar uma organização por processos, possibilita aos gestores entender quais as atividades operacionais – e de gestão – que realmente agregam valor para o negócio. Quando olhamos para a gestão das empresas, identificamos várias atividades que consomem tempo e recursos desnecessário, mas que não são visíveis no dia a dia. Para esse artigo, chamaremos este evento de “estoque intangível”, ou seja: a paralização de documentos, atividades e controles que ficam aguardando outras informações e atividades para serem concluídos.

Não é de hoje que sabemos que a escassez do tempo assombra os gestores e diretores de grandes e pequenas organizações. Com prazos e metas cada vez mais arrojados, o tempo se torna o grande vilão dessa empreitada. Mas o que muitos gestores e diretores não percebem, é que o prazo – na maioria das vezes – é suficiente para entregar as metas. O grande problema é que os “estoques intangíveis” causam a perda do direcionamento das ações. E é nesse momento que saber olhar a organização por processos, faz toda a diferença para o atingimento dos resultados!

Uma das principais vantagens de uma organização ser gerenciada por processos é a capacidade de visualizar a interação dos setores ou áreas. Muito mais do que a expressão “minha parte eu fiz”, as pessoas normalmente só conseguem visualizar as atividades desenvolvidas dentro do seu setor, e se contentam em entregar aquilo que o “setor”, ou gerente do setor, exigiu – neste ponto podemos identificar uma das causas dos estoques intangíveis -. Quando uma organização é gerenciada por processos, os funcionários e diretores conseguem visualizar as atividades como um todo, identificando soluções e melhorias operacionais que realmente agregam valor.
A implantação da metodologia de Gerenciamento de Processos – BPM: Business Process Management -  busca uma mudança cultural nas organizações. O BPM visa facilitar as organizações a implantarem essa mudança cultural, já que toda discussão ou melhoria da empresa estará centrada em processos/atividades e não em pessoas ou setores. 

Logo, se estes “estoques intangíveis” estão presentes nas atividades operacionais das organizações, estarão presentes também em atividades de Governança Corporativa, em situações consideradas habituais nas organizações, mas que ficam invisíveis na gestão, como por exemplo:  elaboração de relatórios gerenciais com excesso de informação, indicadores de performance pulverizados, controles burocráticos, ERPs subutilizados e reuniões de Conselhos de Administração improdutivas. Sendo assim, os resultados esperados com a estruturação de uma Governança Corporativa divergem com os resultados obtidos, impactando diretamente nas estratégias gerenciais das empresas.

Por meio da junção de diversas metodologias de melhoria de eficiência - como Lean Manufaturing, Seis Sigma, FMEA, entre outras – o Gerenciamento de Processos nas organizações se torna um diferencial competitivo como metodologia de geração de resultados. No momento de crise econômica, muitas empresas passam por transformações traumáticas – como perda de receita e redução da equipe– e acabam não se atentando às oportunidades que são geradas neste cenário. Empresas orientadas por processo, conseguem identificar essas oportunidades e melhorar sua performance de resultados financeiros.
 

Posts relacionados

Nos dias atuais, enquanto todos falam da crise econômica, crise financeira e queda no volume de emprego (uma crise real, pelos números recentes apresentados), muitos empresários, empreendedores e executivos olham para além da crise, buscando identificar ganhos e oportunidades futuras. Por: Gabriel Fiori | 2 de Outubro de 2020
A reflexão predominante no mundo das finanças, em um Brasil pré pandemia, foi sobre como a queda histórica da Selic trouxe o pequeno investidor para a Bolsa, algo que pode ser apenas a faísca de uma mudança maior do que podemos apalpar em um primeiro momento. Por: Gabriel Fiori | 11 de Novembro de 2020
Dentro no mercado financeiro existem diversas denominações e siglas para as diferentes opções de investimentos. Por: Gabriel Fiori | 17 de Dezembro de 2020